Experiências sobre a água com os pais Jéssica e o Valter
- 9 de jun.
- 1 min de leitura

No âmbito das atividades de Educação para a Sustentabilidade e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Sala Amarela do Pré-Escolar recebeu a visita dos pais do Guilherme, Jéssica e Valter, que dinamizaram duas experiências sobre a água.
Na primeira experiência, “A magia de lavar as mãos”, foi colocado um prato com água e orégãos. As crianças observaram como os orégãos se espalhavam pela superfície, representando os micróbios. Quando um dedo com detergente tocou na água, os orégãos afastaram-se rapidamente para as margens do prato. O grupo assistiu com atenção ao movimento, relacionando-o com a importância da lavagem das mãos.
Na segunda experiência, foram usadas garrafas transparentes com água e óleo. As crianças observaram que os dois líquidos não se misturam. Ao acrescentar detergente, através de uma seringa, surgiram alterações visíveis no interior da garrafa, o que despertou grande curiosidade e surpresa no grupo.
As duas atividades experimentais decorreram com participação ativa das crianças, que fizeram perguntas, arriscaram explicações e acompanharam cada etapa com interesse.
No final, ficou a perceção de que a água está presente em muitos momentos do dia a dia e que pequenas experiências ajudam a compreender melhor a sua importância para a vida, a higiene e a saúde.
















Comentários